Dia(s) da Escola de Artes

Momentos teatrais e musicais, exposições, conferências e concertos

Um Dia que foram dias. Momentos teatrais e musicais, exposições, conferências e concertos assinalaram durante três dias as comemorações da Escola de Artes da Universidade de Évora, este ano dedicadas ao tema “Reciclagem”.

As comemorações iniciaram-se na sexta-feira, dia 10, pelas 10 horas, no Pólo dos Leões da Universidade de Évora com a atuação da Fanfarra do Departamento de Música da Escola de Artes, tendo-se seguindo a visualização do vídeo promocional da Escola. Durante a manhã houve ainda lugar para um concerto composto por obras escritas por alunos do Departamento de Música para instrumentos de reciclagem, a apresentação da proposta de nova Identidade e Imagem da UE, pela Professor Célia Figueiredo, e uma mesa-redonda acerca do tema “Os desafios que o futuro apresenta para as Artes”.

A Sessão de Abertura contou com a presença do Director da Escola, o Compositor Christopher Consitt Bochmann, do Reitor da UE, Carlos Braumann, do Dr. Armindo Monteiro, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora e do Dr. Francisco Ferreira, da Associação Quercus, que veio introduzir o tema escolhido para as comemorações deste ano, a “Reciclagem”.

O Director da Escola de Artes deu as boas-vindas aos participantes e fez um balaço do percurso da Escola de Artes, tanto em termos de oferta formativa como em termos de corpo docente, tendo referido que “ foi um ano de muita actividade em todas as nossas áreas científicas e consequentemente também um ano de bastante visibilidade; visibilidade para a Escola e atrevo-me a dizer para a Universidade de Évora como um todo”. Contudo, face a um contexto de crise e de cortes orçamentais, deixou um alerta, afirmando que “ precisamos urgentemente de saber para onde é que vamos e se o nosso esforço, de facto, está a valer a pena”.

A Escola de Artes, que completou em 2013 quatro anos, inclui o Departamento de Arquitetura, o Departamento de Artes Cénicas, o Departamento de Artes Visuais e Design e o Departamento de Música. Mais informações em www.eartes.uevora.pt .

Publicado em 13.05.2013