História

O Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora tem, desde a sua fundação, ministrado formação de primeiro e segundo ciclos assente em três linhas de força essenciais. Tem procurado que a formação conjugue de modo intenso, cuidado e equilibrado, as dimensões téorica e prática do saber e do fazer teatrais. Tem procurado que a formação ministrada se articule activamente com a investigação, articulando a vida académica dos alunos com projectos de investigação, seminários e formações complementares, ministradas ora por artistas ora por investigadores qualificados, tanto nacionais como internacionais. Tem procurado articular a vida académica com o território profissional, concorrendo para essa articulação a constante presença de docentes-artistas ministrando disciplinas de criação teatral e dando aos alunos uma experiência próxima do contexto profissional.

Com mais de quinze anos de experiência, o Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora conta já com um amplo número de formados, muitos com carreiras relevantes em projectos teatrais e culturais espalhados pelo país e pelo estrangeiro. Eles são os mais destacados embaixadores e o melhor testemunho da qualidade, rigor e empenho com que o Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora cumpre a sua missão.