Festival END - Encontro de Novas Dramaturgias

A licenciatura em Teatro estará representada no Festival END - Encontro de Novas  Dramaturgias,  que se  realiza entre 25 e 27 de Março, no TAGV em Coimbra.

FESTIVAL END

25 Março a 27 Março // 11H00 02H00 // Vários espaços // Coimbra

ENCONTROS DE NOVAS DRAMATURGIAS // 17ª SEMANA CULTURAL - 725 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Sinopse

À semelhança da 1ª Edição dos Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, organizada pelo Colectivo 84, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2010, no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), a 2ª Edição, revestindo agora o nome de Festival END (Festival – Encontros de Novas Dramaturgias), tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2015, no TAGV.

A 2ª Edição prossegue assim o caminho iniciado em 2010, juntando iniciativas em torno da nova dramaturgia portuguesa e europeia, com o desafio de interrogar o lugar da escrita para palco nas artes performativas.

O Festival END procura, durante os três dias, pensar as funções da dramaturgia no teatro e fora do seu perímetro, dando a conhecer modelos artísticos onde várias textualidades dialogam, com um objectivo único – a constituição de um espetáculo. Para além da componente dedicada à reflexão, o Colectivo 84 e o TAGV, com o apoio de outras instituições culturais da cidade de Coimbra, juntarão autores, artistas e estudantes em artes de palco de todo o país, para um programa constituído por seminários, um debate, conversas, leituras encenadas, residência e oficina de escrita, performancese espetáculos.

O Festival END procura devolver aos leitores e espetadores as múltiplas dimensões da atual dramaturgia portuguesa, abrindo uma janela para Espanha com Pablo Fidalgo, Vanesa Sotelo e Alfonso Vallejo, que representam o mosaico espanhol e as suas diversas gerações, línguas e culturas. Apresenta-se ainda um dos autores e criadores mais profícuos de língua inglesa –  Tim Etchells, com Quizoola!, o espetáculo emblemático da sua companhia, Forced Entertainment, que assinala igualmente o Dia Mundial do Teatro.

O Festival END conta com Tiago Rodrigues, dramaturgo residente do TAGV no período 2011-2013 e a atual dramaturga residente Patrícia Portela, assim como Cláudia Lucas Chéu, Fernando Giestas, Joana Craveiro, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Miguel Castro Caldas, Rui Catalão, Sónia Baptista, Rogério Nuno Costa, Marta Freitas, Vera Mantero. A pluralidade das escritas para palco conta ainda com a colaboração de pensadores e artistas como Ana Moreira, Ana Pais, Cláudia Carvalho, Filipe de Góis, João Paulo Janicas, Jorge Andrade, Nuno M Cardoso, Pedro Penim, Pedro Tudela, Ricardo Correia e Tónan Quito, entre tantos outros.

+ informação >>

De 25.03.2015 a 27.03.2015