Teatro:"Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues

Apresentação do trabalho final de FCT (Formação em contexto de trabalho) Curso Profissional de Artes do espectáculo - Interpretação, Agrupamento de Escolas Albufeira Poente

"Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues

Produção de CTC  Companhia de Teatro Contemporâneo /Dra. Luísa Monteiro

Monitor de FCT - Luís Marreiros

Encenação - Luís Marreiros

Coreógrafo - Alexandre Soares

Elenco de actores - Luís Marreiros;  Chrisfay Linn, Diogo Resende, Joana Lopes,  + alunos finalistas do Curso Profissional de Artes do espectáculo - Interpretação, Agrupamento de Escolas Albufeira Poente.

Participação musical de André  Mestre e Ângela Fortes

Professores orientadores  de Estágio FCT  (Escola Secundária de Albufeira) - Ângela Fortes e João Paulo Marques

Autor - Nelson Rodrigues (Recife, 1912  - Rio de Janeiro 1980) Jornalista e Escritor . Obsessivo,  foi  considerado o Revolucionário que"abriu as portas"  à nova dramaturgia contemporânea  no Brasil . Na literatura destacam-se as publicação de 17 peças de teatro, 9 Romances e centenas de contos.

"Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino"  - N. Rodrigues

Sinopse de “ Senhora dos Afogados”

“Nós temos a loucura entranhada na carne. A loucura e a morte!”. Uma memória. Clarinha morreu, assim como uma prostituta assassinada há 19 anos atrás. Beatriz possuiu uma estranha obsessão por não crer encontrar o corpo da sua irmã. “Não se pode amar um afogado. Eles têm os olhos brancos e a boca obscena”.

O choro de um coro de prostitutas ecoa pelo cais, enquanto Duarte luta com um fantasma vindo do passado, uma mulher diferente das outras- sem pintura! Eduarda esforça-se, mas não consegue chorar pela sua filha defunta. A intriga e o horror entram de rompante nesta peça musical, onde os personagens navegam no mar da sua loucura cantada em português. Nesse mar “onde os mortos não boiam”.

Luís Marreiros

Organização: Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora